Quais São as Injeções para a Coluna?
As injeções para a coluna, também conhecidas como bloqueios espinhais, são a administração de um medicamento diretamente em uma área específica da coluna. Eles podem ser usados para tratar uma variedade de condições que afetam a coluna.
Os tratamentos de injeção podem ajudar a diagnosticar e aliviar a dor no pescoço ou nas costas que pode irradiar para os braços e pernas do paciente.
Continue a leitura e saiba mais sobre as injeções na coluna, seus tipos, indicações e como são realizadas.
Quais São as Injeções para a Coluna?
A injeção espinhal pode ser composta por:
- Um anestésico local sozinho;
- Um medicamento esteróide sozinho ou em combinação com um anestésico local.
Outro nome para esteróide é corticosteróide; estes medicamentos são potentes substâncias anti-inflamatórias.
Às vezes, um meio de contraste (corante de raio-X) é adicionado à mistura de injeção para ajudar a orientar a colocação precisa da agulha usando a orientação da imagem.
Injeções espinhais são um termo amplo que se refere a qualquer tipo de injeção que envolva a coluna vertebral. Os bloqueios nervosos são um subtipo de injeções espinhais que têm como alvo um nervo específico.
Quando o medicamento é injetado no nervo alvo, ele pode “bloquear” a transmissão dos sinais de dor que viajam do gerador de dor (por exemplo, hérnia de disco lombar) para o cérebro.
Em resumo, todos os bloqueios nervosos são injeções espinhais.
Tipos de Injeções na Coluna
Injeção Epidural
A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter.
Existem 3 tipos de injeções epidurais, com base na abordagem que a agulha faz para chegar ao local da injeção.
Injeção nas Articulações Facetárias
Neste procedimento, o médico injeta uma pequena quantidade de anestésico local e / ou medicamento anti-inflamatório nas articulações facetárias, estruturas localizadas aos pares na lateral de cada vértebra no pescoço e nas costas.
A injeção facetária pode ajudar no diagnóstico preciso da dor. Quando o medicamento é administrado na articulação facetária e a dor é aliviada, podemos identificar a localização exata de onde vem a sua dor. O alívio da dor pode variar, o que fornece mais detalhes sobre todos os fatores que contribuem para a dor nas costas.
Bloqueio Seletivo da Raiz Nervosa
Envolve a injeção de um anestésico local em uma raiz nervosa específica. Eles são normalmente usados para fins diagnósticos. Em pacientes com várias áreas de compressão espinhal, este procedimento é realizado em conjunto com a análise da história do paciente, exame físico e ressonância magnética, para identificar a fonte da dor.
Injeção na Articulação Sacroilíaca
Existem 2 articulações sacroilíacas. Elas ajudam a conectar os dois lados do sacro ao ílio: uma parte da articulação do quadril. Problemas nestas articulações podem causar dores na região lombar, nas nádegas e nas pernas.
Uma injeção na articulação sacroilíaca é uma injeção diretamente em uma ou em ambas as articulações sacroilíacas. Esta articulação também pode ser injetada para fins diagnósticos e terapêuticos.
Anestesiar a região por injeção sob orientação de raios-X é considerado o padrão ouro para o diagnóstico de dor na articulação SI. Uma injeção diagnóstica da articulação sacroilíaca com anestésico deve diminuir significativamente a quantidade de dor em um local específico da região lombar, nádega ou coxa.
Indicações
Há uma ampla gama de distúrbios da coluna vertebral que podem se beneficiar com uma injeção. A decisão de prosseguir com a injeção é baseada em uma variedade de fatores e deve ser tomada após consulta com um médico cirurgião de coluna.
A maioria dos médicos recomenda um período de tratamento conservador, geralmente de 4 a 6 semanas, antes de recomendar uma injeção, pois muitos casos de dor no pescoço ou nas costas irão melhorar dentro desse período.
Condições comuns em que uma injeção pode ser apropriada incluem:
- Estenose espinhal;
- Hérnia de disco;
- Síndrome da cirurgia de coluna fracassada;
- Ciática;
- Dor nas articulações facetárias;
- Dor nas articulações sacroilíacas.
Existem Complicações?
Os procedimentos de injeção na coluna são geralmente seguros. Se ocorrerem complicações, são leves e autolimitadas. Os possíveis riscos podem incluir:
- Sangramento;
- Infecção;
- Lesão no nervo;
- Paralisia;
- Necrose vascular;
- Dor de cabeça ou na coluna;
- Fraqueza muscular;
- Aumento da dor por alguns dias.
Os efeitos colaterais comuns dos esteróides incluem:
- Rubor facial;
- Aumento do apetite;
- Irregularidade menstrual;
- Náusea;
- Diarréia;
- Hiperglicemia.
Algumas pessoas não são bons candidatos para injeções espinhais. Isso inclui pessoas com:
- Infecção da pele no local onde será realizada a punção da agulha;
- Distúrbios de coagulação em que ocorrem sangramentos;
- Uso de medicamentos anticoagulantes;
- Hipertensão arterial não controlada;
- Diabetes;
- Alergia a contraste, anestésicos ou esteróides.
Os tratamentos com injeção espinhal podem ser incluídos como parte de seu plano de tratamento multidisciplinar, sendo realizada em conjunto com medicação e fisioterapia. Converse com seu médico cirurgião de coluna de confiança para saber se pode ser indicado para seu caso.