Quando Consultar um Cirurgião de Coluna

Quando Consultar um Cirurgião de Coluna

Consultar um Cirurgião de Coluna. Para a maioria das pessoas, quando pensam em problemas de coluna, associam-nos a dores nas costas. Mas como os ossos da coluna protegem a medula espinhal, que envia sinais nervosos para todas as partes do corpo, os defeitos e lesões da coluna vertebral estão associados a muito mais do que apenas dores nas costas.

As lesões nas costas e outros defeitos da coluna vertebral podem causar sintomas variados, incluindo alguns dos quais você pode não suspeitar.

Continue a leitura deste artigo para conhecer os sinais de que você pode precisar consultar um cirurgião de coluna.

Quando Consultar um Cirurgião de Coluna

Se você tiver alguma dessas preocupações, um cirurgião de coluna poderá ajudá-lo a se sentir melhor:

Fraqueza ou Dormência nas Extremidades

Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.

Fraqueza, dormência ou formigamento nas extremidades (braços, mãos, dedos, pernas, pés e dedos dos pés) podem indicar que há um problema de coluna na região cervical (pescoço) ou lombar (parte inferior das costas).

Isso ocorre porque os nervos que conectam essas partes do corpo ao cérebro viajam pela coluna e podem ser comprimidos à medida que vão do cérebro aos braços ou pernas e pode acontecer devido a uma hérnia de disco, um esporão ósseo ou um estreitamento do espaço dentro do canal espinhal, chamado estenose.

Dependendo da causa, esses problemas podem melhorar com o tempo, mas um cirurgião de coluna pode ajudar a determinar a origem desses sintomas e oferecer tratamentos que proporcionem alívio.

Mudanças na Agilidade dos Dedos e das Mãos

As vértebras na parte superior das costas e no pescoço conectam a coluna vertebral aos braços, mãos e dedos. Mudanças na área podem afetar sua capacidade de realizar tarefas que exijam o uso das mãos.

Semelhante às preocupações observadas no tópico anterior, esses sintomas podem ser causados ​​por vários tipos diferentes de problemas na coluna. Um cirurgião de coluna pode realizar um exame físico e solicitar exames como raios X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para determinar a origem do problema.

Dores Persistentes no Pescoço ou nas Costas

Embora nem todos os problemas da coluna causem dor no local da lesão ou dano, alguns deles causam. Por exemplo:

  • A hérnia de disco pode causar dor ou desconforto na área imediata ao redor do disco;
  • A osteoartrite, que é causada pela perda da cartilagem protetora ao redor dos ossos, pode causar dores nas costas ou no pescoço se os ossos da coluna estiverem esfregando;
  • A osteoporose, uma condição em que os ossos ficam frágeis e geralmente relacionada ao envelhecimento, pode levar a pequenas fraturas nas vértebras que causam dor.

Se você sentir dor nas costas ou no pescoço após um pequeno acidente e ela não passar tão rapidamente quanto você acha que deveria, esse seria outro motivo para ir ao médico.

Mudança no Alinhamento da Coluna

O desalinhamento da coluna vertebral é conhecido como escoliose. Quando a maioria das pessoas pensa em escoliose, elas se lembram de ter feito exames de coluna quando crianças, na escola ou no consultório do pediatra. E embora seja verdade que a escoliose surge com mais frequência na pré-adolescência ou na adolescência, ela também pode se desenvolver mais tarde na vida devido à artrite ou outros distúrbios degenerativos nas costas.

A escoliose é caracterizada por uma curva em forma de S nas vértebras. Geralmente leva ao desalinhamento dos ombros, cintura ou quadris.

Dependendo da gravidade, a escoliose pode ser tratada com terapia ou cirurgia, ou os médicos podem apenas observá-la para ter certeza de que não está piorando.

Problemas com o Funcionamento do Intestino ou da Bexiga

Se você sentir formigamento ou dormência na região da virilha e perder a capacidade de ir ao banheiro normalmente, isso pode ser um sinal da chamada síndrome da cauda equina. Essa condição ocorre quando há compressão dos nervos da base da coluna vertebral.

Essa condição é rara, mas se acontecer, é importante procurar atendimento imediato, especialmente se for um problema novo. A síndrome da cauda equina pode causar danos permanentes se não for tratada rapidamente.

Cirurgião de Coluna – Nem Sempre o Tratamento é Cirúrgico

Mesmo que você esteja lidando com um dos problemas de coluna acima, isso não significa que a cirurgia esteja no seu futuro.

Embora os cirurgiões de coluna sejam especialistas que realizam cirurgias na coluna, muitas visitas ao consultório podem resultar em prescrição de tratamento conservador. Compreenda que a cirurgia geralmente não é considerada, a menos que as opções conservadoras para tratar a dor nas costas tenham falhado.

As medidas conservadoras podem incluir analgésicos, anti-inflamatórios, esteróides (por via oral ou por injeção), fisioterapia e acupuntura.

O médico cirurgião de coluna é capaz de avaliar as causas de sua dor, dormência ou fraqueza e determinar quais tratamentos o ajudarão a voltar a se sentir bem e plenamente funcional.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.