O que é o Bico de Papagaio na Coluna?

O que é o Bico de Papagaio na Coluna?

A dor na coluna é um problema que afeta grande parte da população. Além de causar muito incômodo, ela pode indicar a presença de problemas como a Osteofitose, ou, como é popularmente conhecida, Bico de Papagaio na Coluna.

Este artigo traz importantes informações sobre esta condição, suas causas, sintomas e tratamento.

O que é Osteofitose, ou Bico de Papagaio na Coluna?

Ao longo do processo evolutivo, o homem adquiriu a postura ereta. Contudo, devido à gravidade, surgiram algumas complicações decorrentes desta nova postura. Entre elas, o aparecimento de osteófitos: o crescimento anormal de uma pequena saliência óssea entre duas vértebras da coluna. O formato, radiograficamente, remete a um bico de um papagaio. Daí vem o nome.

A osteofitose é uma condição dolorosa que afeta a coluna vertebral, e corresponde a uma das manifestações da artrose – o desgaste crônico da cartilagem.

O bico de papagaio nada mais é que a artrose acometendo a coluna vertebral. Esta condição surge em decorrência do desgaste das articulações da coluna (facetas articulares), que na tentativa de estabilizar esta parte da coluna, calcifica cartilagens que envolvem as vértebras, gerando a formação óssea nas bordas articulares.

Causas para o Bico de Papagaio na Coluna

A causa mais comum desta condição é a idade, porém outros fatores podem causar a formação do bico de papagaio, como os citados abaixo:

  • Hereditariedade;
  • Má postura;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Fraturas;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Estresse.

Sintomas do Bico de Papagaio na Coluna

O principal sintoma é a dor ocasionada pelo processo inflamatório, geralmente devido ao envelhecimento precoce do organismo. Além disso, pode ocorrer dor intensa no pescoço e dorso, rigidez, limitação dos movimentos, contraturas musculares, alteração da sensibilidade, formigamento nos braços ou pernas e diminuição da força muscular.

Estes sintomas são bem parecidos com os de outras doenças osteoarticulares, principalmente na coluna. Então para confirmar um diagnóstico exato, deve-se consultar um médico cirurgião de coluna.

Diagnóstico do Bico de Papagaio na Coluna

O diagnóstico deverá ser baseado em dados fornecidos pelo paciente, como o relato de sintomas apresentados e histórico de doenças prévias que podem estar relacionadas à osteofitose. Aprenda Como Explicar a Dor nas Costas para o Médico.

Além disso, para um diagnóstico preciso o médico deverá solicitar a realização de exames de imagem; Raio X, Tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser úteis para analisar a extensão e gravidade do problema.

Tratamento para o Bico de Papagaio na Coluna

Infelizmente, o desgaste que o disco intervertebral já sofreu é irreversível. No entanto, diversas abordagens terapêuticas podem ser utilizadas para aliviar os sintomas e evitar sua progressão. Entre elas, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para o alívio da dor e da sensação de desconforto. Também recomendamos aos nossos pacientes desenvolver hábitos que possam corrigir comportamentos que possam causar má postura.

Existe tratamentos não cirúrgicos como a fisioterapia que podem auxiliar no alívio das dores, melhora dos movimentos e da flexibilidade. Técnicas de RPG e Pilates também visam trazer bons resultados, pois alongam e fortalecem a musculatura que sustenta a coluna vertebral.

Nos casos mais graves, como o desalinhamento progressivo da coluna ou por dano neurológico súbito, e sob apresentação de dores intensas, e com fraqueza muscular e sensibilidade nos membros superiores, métodos cirúrgicos podem ser utilizados. A realização de um procedimento cirúrgico geralmente requer o uso de enxertos ósseos e implantes.

Referência: Medical HealthCare

Compartilhar: