Dor Lombar Baseada em Extensão - Porque Você Precisa Conhecer

Dor Lombar Baseada em Extensão – Porque Você Precisa Conhecer

Dor Lombar Baseada em Extensão. Quando pensamos em lombalgia, uma imagem se manifesta imediatamente; um indivíduo com a postura caída que sente dor ao se inclinar para a frente. Isso é correto. Mas e se a dor lombar também viesse de ficar mantendo uma postura ereta demais?

Não associamos dor lombar a este tipo de posições, sempre assumimos que é um caso de curvatura e flexão inadequada.

Em termos de dor lombar, entretanto, é imperativo que reconheçamos tanto a dor lombar baseada em flexão (ao se inclinar para a frente) quanto a dor lombar baseada em extensão (dor ao ficar em pé e arquear as costas para trás).

Essas duas apresentações são tratadas de maneira completamente diferente e precisam de programas de reabilitação estruturados de forma diferenciada. Continue a leitura para saber mais sobre a dor lombar baseada em extensão.

Em que Consiste a Dor Lombar Baseada em Extensão

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Quando arqueamos as costas para trás, entramos em uma posição chamada “extensão” lombar. A extensão lombar é uma ótima maneira de descarregar a tensão dos nossos discos intervertebrais da coluna, mas a desvantagem de muita extensão é que ela tende a causar compressão nas articulações facetárias. Essas articulações são unidas em extensão e, quando isso acontece por períodos prolongados, desenvolvemos dor.

Nossos músculos paravertebrais da parte inferior das costas também se ativam mais em extensão e são propensos ao uso excessivo em alguém que tem uma tendência natural de ficar em pé, mover-se ou exercitar-se em extensão.

Causas

Todos nós temos variações posturais que consideramos normais porque já estamos acostumados. Nenhuma postura é boa ou ruim, e nossa melhor postura é nossa próxima postura; o que significa que devemos nos mover e mudar continuamente, em vez de permanecer estáticos.

Em geral, as principais causas para a dor lombar em extensão incluem:

  • Músculos paravertebrais tensos e hiperativos;
  • Músculos do núcleo anterior fracos e pouco ativos;
  • Músculos flexores do quadril tensos e hiperativos;
  • Músculos glúteos fracos e pouco ativos.

Existem muitas estruturas diferentes que podem estar causando a dor, variando de irritação das articulações facetárias a espasmo muscular. Comumente, uma fratura por estresse será causada por hiperextensão, assim como uma espondilolistese. A estenose do canal vertebral também pode estar associada à extensão.

Sintomas

Algumas das características clínicas dos padrões de dor de extensão incluem o seguinte:

  • Dor lombar localizada, de forma intermitente, exacerbada por movimentos específicos em posturas de extensão;
  • A dor geralmente é bilateral e parece uma ‘faixa nas costas’;
  • A dor é aliviada quase imediatamente com repouso ou assumindo uma postura de flexão;
  • O alinhamento postural geralmente mostra aumento da inclinação da pelve para a frente, com aumento da lordose lombar;
  • Tensão palpável nos extensores lombares e no quadrado lombar.
  • Músculos tensores da fáscia lata tensos.

Gerenciamento

Se não houver dor associada a uma coluna lombar excessivamente estendida, não há necessidade de se preocupar com isso. Se houver dor lombar, vale a pena experimentar alguns exercícios específicos de reabilitação para ajudar a aliviar as estruturas que estão sendo sobrecarregadas com a extensão associada.

As síndromes de dor de padrão de extensão de baixa intensidade são melhor tratadas de forma conservadora. Alguns ótimos exemplos são:

  • Alongamento dos flexores do quadril;
  • Alongamento dos músculos paravertebrais;
  • Trabalho de força do núcleo anterior – extensão resistida;
  • Trabalho de força glútea.

Para detalhes sobre qualquer um dos exercícios, seu médico cirurgião de coluna pode lhe encaminhar a um fisioterapeuta capaz de elaborar um processo de reabilitação estruturado.

Em casos que há uma maior gravidade do quadro, pode haver necessidade de injeções de esteroides na articulação facetária.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.