O que Pode Causar Dor Lombar?

O que Pode Causar Dor Lombar?

A dor lombar pode ser um desconforto intermitente ou uma dor contínua. Às vezes, pode ser particularmente grave quando você se senta, se levanta de uma cadeira ou endireita as costas depois de se inclinar para a frente. Mas o que pode causar dor lombar?

Continue esta leitura e compreenda as causas para este sintoma e quando é o momento de procurar um cirurgião de coluna para tratamento.

Por que a Dor Lombar é um Problema tão Comum?

A parte inferior das costas tem apenas cinco vértebras – menos que o pescoço e o meio das costas. E essas vértebras fazem muito trabalho pesado!

A região lombar das costas também é o local onde a coluna se conecta à pélvis, suportando o peso da parte superior do corpo. Esta área sofre muito movimento e estresse, o que pode levar a desgaste e lesões.

O que Pode Causar Dor Lombar

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Na maioria dos casos, a causa da dor pode ser identificada. No entanto, algumas vezes a dor nas costas pode ser inespecífica e sem causa identificável. Se você tem dor lombar crônica, é possível que os músculos do tronco estejam excessivamente ativados quando você executa determinadas tarefas, como:

  • Inclinar-se para frente para pegar ou deixar um objeto;
  • Sentar-se e / ou ficar de pé;
  • Subir as escadas.

O aumento da dor muscular durante essas atividades ocorre devido a uma adaptação anormal desses músculos para proteger a coluna. Certos grupos de músculos podem ser ativados mais do que outros, causando dor durante a realização de tarefas específicas.

Quando a dor lombar aumenta enquanto sentado, e geralmente melhora depois de ficar em pé, pode indicar uma hérnia de disco na região lombar (parte inferior da coluna).

Tipos de Causas da Dor Lombar

Esse tipo de desconforto pode ser dividido em duas categorias: dor mecânica e dor compressiva.

Dor Mecânica

A Dor Mecânica é muitas vezes chamada de tensão nas costas porque está ligada ao movimento, ou a ” mecânica” da coluna. Esse tipo de dor ocorre quando a lesão dos discos, articulações, ligamentos ou músculos da coluna resulta em alguma inflamação. Chama-se dor mecânica porque se relaciona com a mecânica da coluna.

Quanto mais você usa as costas, mais dói.

Esse desconforto pode ser causada por muitas condições na coluna, das quais incluem:

  • Fraturas da vértebra;
  • Distensões musculares nos músculos paravertebrais;
  • Lesões ligamentares;
  • Desgaste das articulações e discos da coluna vertebral.

Dor Compressiva

A dor compressiva é resultado de pressão ou irritação na medula espinhal, nervos que saem da coluna. Por exemplo, se um disco intervertebral rompe e seu conteúdo vaza para dentro do canal vertebral, pode causar problemas com o nervo. Normalmente, essa pressão ou irritação causa além da dor, uma dormência e fraqueza muscular pelos caminhos percorridos pelo nervo.

Doenças que Causam Dor Lombar

A dor lombar pode ser causada por várias condições da coluna vertebral, incluindo:

  • Artrite;
  • Síndrome das Articulações Facetárias;
  • Nervo comprimido (radiculopatia);
  • Ciática;
  • Estenose;
  • Doença Degenerativa do Disco;
  • Abaulamento do disco;
  • Hérnia de disco;
  • Instabilidade segmentar;

Fatores do Estilo de Vida que Causam Dor Lombar

Existem três principais fatores de estilo de vida que podem afetar suas chances de desenvolver dor lombar:

  • Vários estudos estabeleceram uma ligação entre fumar e dor lombar. Fumar aumenta a inflamação dentro do corpo e impede que o corpo se cure;
  • A obesidade também está associada a vários tipos de dor crônica, incluindo dor lombar. Em pessoas com índice de massa corporal (IMC) alto, o estresse na coluna aumenta, contribuindo para um desgaste ainda maior;
  • Seu nível de atividade física também pode desempenhar um papel na saúde da região lombar. Embora um estilo de vida sedentário possa aumentar o risco de desenvolver dor lombar, o mesmo pode acontecer com atividades físicas excessivas ou extenuantes. Verifique com seu médico se você não tiver certeza sobre seu nível ideal de atividade física.

O que Pode Causar Dor Lombar em Atletas

Os atletas correm maior risco de sofrer uma lesão na coluna lombar devido à atividade física. Seja o esqui, o basquete, o futebol, a ginástica, a corrida, o golfe ou o tênis – a coluna sofre muito estresse, absorção de pressão, torção, giro e até mesmo impacto físico.

Esta atividade extenuante coloca uma quantidade excessiva de estresse nas costas e isto pode causar lesões até mesmo para os melhores e mais aptos profissionais.

Muitos atletas – do guerreiro do final de semana ao profissional de elite – aumentam sua força, aplicam alguns remédios contra dor e toleram o desconforto em prol do jogo e da diversão pessoal. Mas evitar ajuda médica pode levar a lesões ainda mais graves. Sem essa ajuda especializada, o dano anatômico pode às vezes levar à exclusão permanente das atividades esportivas.

Sintomas Associados à Dor Lombar

Os sintomas variam dependendo da causa da dor e incluem:

  • Espasmos musculares, cãibras e rigidez;
  • Dor nas pernas, formigamento, dormência ou fraqueza;
  • Dor e rigidez que pioram ao longo do tempo e duram mais de 3 a 6 meses;

Quando Procurar Ajuda Médica

Se você tiver dor lombar e / ou dor intensa durante movimentos funcionais que não sejam aliviados por autocuidado e medicação, é aconselhável procurar atendimento médico. O cirurgião de coluna pode ajudar a diagnosticar e tratar a causa de sua dor e também descartar doenças graves, como tumores, fraturas ou infecções da coluna vertebral.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 4 de outubro de 2019 e Atualizado em: 30 de junho de 2023

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.