Dor nas Costas ao Dirigir - Quais São as Causas? Como Evitar?

Dor nas Costas ao Dirigir – Quais São as Causas? Como Evitar?

Sentar-se prolongadamente, vibrações de baixa frequência e posturas restritas podem causar dor nas costas ao dirigir.

As pessoas podem sentir dores nas costas contínuas que pioram quando dirigem ou, às vezes, a única vez que sentem dores nas costas é enquanto dirigem ou imediatamente depois.

Continue a leitura deste artigo para compreender algumas causas para a dor nas costas ao dirigir e como evitar que ela aconteça.

Causas para a Dor nas Costas ao Dirigir

Quando você está sentado em um veículo, e ele não está em movimento, provavelmente é o mesmo que sentar-se em uma cadeira almofadada. No entanto, quando o carro começa a se mover, tudo fica diferente. Seu corpo experimenta várias forças, incluindo vibrações por toda estrutura física.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Sua coluna lombar tem uma frequência ressonante natural de quatro a cinco Hz. A condução em veículo simulada em laboratório excitou essa frequência natural, levando a altas cargas na coluna lombar. Isso pode levar a um desconforto postural considerável, bem como a um risco aumentado de lesões e dores nas costas.

Ao dirigir, você também está usando ativamente os pés – o pé direito no pedal do acelerador e o pé esquerdo no freio ou na embreagem de um veículo com transmissão manual. Quando seus pés estão ativos, eles não podem ajudar a estabilizar e apoiar a parte inferior do corpo, como normalmente faria quando você os coloca no chão enquanto está sentado em uma cadeira. Esses fatores combinados, juntamente com o design do próprio assento do veículo, podem aumentar o risco de problemas nas costas.

Dicas para Prevenir Dor nas Costas ao Dirigir

Abaixo, você encontrará algumas dicas ergonômicas para reduzir ou eliminar a dor nas costas e dirigir com mais conforto:

Ajuste seu Assento e Encosto de Cabeça

Você deve sentar-se bem perto do volante, mas não tão perto que comprometa sua segurança. Se o volante estiver ao seu alcance, ajudará a reduzir o estresse no pescoço, lombar, pulsos e ombros.

Quando você estiver razoavelmente perto, não precisará se esforçar para alcançar os pedais. Verifique se os joelhos não estão mais altos que os quadris. Você também deve ajustar o ângulo do seu assento para que as costas fiquem em um ângulo de 100 a 110 graus.

O apoio de cabeça do seu veículo deve estar no meio da sua cabeça. Mantenha o pescoço e a nuca em uma posição neutra para garantir a postura e o posicionamento corretos. Seus ombros devem alinhar-se um pouco atrás dos quadris.

Crie Suporte Lombar

Certifique-se de centralizar as costas contra o assento para maximizar o apoio para as costas. Pode ser necessário adicionar um acessório de suporte lombar, pois muitos veículos não têm suporte adequado. Pode ajudar enrolar um moletom e colocá-lo atrás das costas para fornecer apoio nas costas para dirigir.

Se você dobrar levemente os joelhos acima dos quadris, poderá aliviar a pressão na parte inferior das costas e nos isquiotibiais. Seus quadris, costas e pescoço funcionam como rodas dentadas; portanto, girando uma parte, as outras partes também se moverão.

Mude o Punho ao Volante

Os pesquisadores têm procurado qual a melhor maneira de você se posicionar no volante para não sentir dores nas costas. Antes, os especialistas sugeriam que você mantivesse o volante na posição de “10 e 14 horas”. Atualmente, com a prevalência de airbags, estudos estão descobrindo que você deve colocar as mãos em “9 e 15 horas” para aumentar a segurança. Essa posição também permite que você descanse os cotovelos nos apoios de braço do veículo para ajudar a aliviar a dor, principalmente na parte superior das costas.

Use a Opção de Assento Aquecido se o seu Veículo a Possuir

O calor relaxa os músculos e as articulações, diminui a transmissão do sinal da dor para o cérebro e traz mais fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para a área, ajudando a aliviar a dor. Você também pode usar uma capa de assento aquecida no banco do motorista.

Faça uma Pausa

A coluna permite a sua mobilidade. Quando você se senta em uma posição no veículo, os músculos das costas ficam rígidos, causando espasmos musculares. Se puder, faça uma pausa, de preferência a cada 30 minutos. Pare com segurança e saia do veículo para se alongar e se movimentar, o que estimulará a circulação sanguínea na região lombar.

Tente se mover um pouco no lugar entre esses intervalos de direção. Mesmo mover e alongar por 10 segundos é melhor do que ficar parado. Pelo menos ajuste seu assento e a cada 20 minutos, mude de posição. Estique os músculos dos tendões e mantenha o sangue fluindo bombeando os tornozelos. Qualquer movimento que você possa fazer com segurança em seu veículo ajudará.

Mude a Maneira como Você Entra e Sai do Veículo

Sente-se e gire para dentro. Não torça as costas. Gire para fora do veículo. Use a moldura da porta, se necessário, para avançar. Você pode conectar dispositivos como uma alça à moldura da porta para obter suporte adicional.

Ajuste seus Espelhos

Ajuste seus espelhos corretamente, para que você não precise torcer ou se mover para vê-los. Em geral, você só precisa mover os olhos para ver pelos espelhos. Sempre ajuste os seus espelhos enquanto está sentado adequadamente.

Torne a Direção mais Suave

Para muitas pessoas, a pior parte de dirigir são os solavancos que podem atrapalhar a coluna. Aqui estão algumas opções, se este for o seu caso:

  • Dirija um carro de passeio em vez de uma caminhonete;
  • Sente-se em uma almofada de assento de carro ou travesseiro para o cóccix;
  • Substitua os pneus e amortecedores gastos e reduza ligeiramente a pressão dos pneus.

Quando Considerar o Tratamento com o Cirurgião de Coluna

Se você tem artrite que afeta sua direção, converse com seu médico sobre as opções de tratamento para aliviar a dor.

Ele pode orientar quanto a um tratamento conservador, como a fisioterapia, alongamento, exercício e fortalecimento. Quando você tem um bom tônus ​​muscular, suas costas podem fazer seu trabalho melhor.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 31 de janeiro de 2020 e Atualizado em: 26 de janeiro de 2024

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.