Hérnia de Disco Torácica – Causas, Sintomas, Tratamento
A hérnia do disco torácica ocorre quando um disco intervertebral torácico se projeta entre as vértebras. Os discos torácicos estão localizados entre a base do pescoço e a parte inferior das costas. A hérnia de disco pode pressionar seus nervos ou medula espinhal.
Neste artigo, saiba mais sobre a hérnia de disco torácica, seus sintomas, formas de tratamento e cuidados.
Causas da Hérnia de Disco Torácica
- Vértebras rachadas ou alterações na forma de suas vértebras podem aumentar o risco de hérnia de disco.
- Discos fracos podem se desenvolver se a quantidade de material semelhante a gel dentro do disco diminuir. Isso faz com que o disco perca sua característica de almofada e possa se projetar entre as vértebras. Os discos podem enfraquecer com o tempo.
- Uma lesão nas costas pode causar a hérnia de um disco.
- O tecido cicatricial pode se acumular entre o disco e a cobertura da medula espinhal. O tecido da cicatriz pode adicionar pressão aos seus discos e causar uma hérnia.
Sinais e Sintomas
A hérnia de disco torácica leve pode não causar quaisquer sinais ou sintomas. Você pode ter qualquer um dos seguintes se a hérnia de disco pressionar seus nervos ou medula espinhal:
- Dor na parte superior ou média das costas ou no peito;
- Dores de cabeça quando você se senta ou se deita em certas posições;
- Dormência, formigamento ou sensação de queimação nas pernas;
- Problemas para andar ou mover as pernas;
- Fraqueza em seus braços ou pernas;
- Problemas para urinar ou evacuar.
Diagnóstico
Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e quaisquer problemas de saúde que você tenha. Diga a ele se você teve algum ferimento recente.
Seu profissional de saúde pode examinar sua coluna e sentir se há áreas anormais. Diga a ele se alguma área de sua coluna doer ao ser tocada. Seu médico pode fazer testes para verificar o movimento e a sensação em suas pernas. Você também pode precisar de um dos seguintes exames:
- Um raio-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem mostrar um disco protuberante ou áreas anormais de sua coluna vertebral.
- Uma eletromiografia (EMG) é um teste que verifica se há danos aos nervos que controlam seus músculos.
Tratamento de uma Hérnia de Disco Torácica
Seu médico pode recomendar que você descanse na cama por alguns dias. Você também pode precisar de um dos seguintes:
- Os AINEs, como o ibuprofeno, ajudam a diminuir o inchaço, a dor e a febre. Os AINEs podem causar sangramento no estômago ou problemas renais em certas pessoas. Se você toma remédios para fluidificar o sangue, sempre pergunte se os AINEs são seguros para você.
- Medicamentos prescritos para dor podem ser administrados. Pergunte ao seu médico como tomar este medicamento com segurança. Alguns medicamentos prescritos para a dor contêm paracetamol. Não tome outros medicamentos que contenham paracetamol sem falar com seu médico.
- Os relaxantes musculares diminuem a dor e os espasmos musculares.
- Uma injeção de esteroides pode ser administrada para reduzir a inflamação. O medicamento esteroide é injetado no espaço epidural (espaço epidural entre a medula espinhal e as vértebras). Você pode receber medicamentos para a dor junto com os esteroides.
- A fisioterapia pode ser recomendada pelo seu médico. Um fisioterapeuta ensina exercícios para ajudar a melhorar o movimento e a força e para diminuir a dor. Um fisioterapeuta pode ensinar maneiras seguras de se curvar, levantar, sentar e ficar em pé para ajudar a aliviar a dor nas costas.
- A cirurgia pode ser necessária para reparar a hérnia de disco torácica se outros tratamentos falharem.
Como Controlar a Dor
Aplique compressas de calor ou gelo nas costas, conforme orientações do seu médico e fisioterapeuta. Também temos um artigo em nosso site, com informações sobre quando usar a compressa quente ou a fria para dor nas costas.
Quando Procurar Atendimento Imediato
- Você não consegue mover uma ou ambas as pernas.
- Você tem fortes dores de cabeça quando mantém a cabeça em certas posições.
- Você tem uma nova e repentina dor no peito.
- Você percebe vazamentos de urina ou fezes.
- Sua dor piora mesmo depois de tomar o remédio.
- Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.