Atleta de Fim de Semana? Aprenda a Proteger a Coluna Durante os Exercícios

Atleta de Fim de Semana? Aprenda a Proteger a Coluna Durante os Exercícios

Proteger a Coluna Durante os Exercícios. A vida é agitada e até mesmo os melhores planos para fazer exercícios regularmente podem desmoronar quando os afazeres da vida atrapalham. Para muitas pessoas, o fim de semana acaba sendo o único momento real em que têm tempo livre suficiente para se comprometerem com uma rotina de exercícios.

É ótimo que você esteja tentando se manter ativo, mas pesquisas mostram que os “atletas de fim de semana” correm um risco maior de dores na coluna e lesões nas costas devido a esses longos períodos de inatividade seguidos por curtos períodos de exercícios intensos.

Ser um atleta de fim de semana é melhor do que não fazer nenhum exercício, mas também queremos que você esteja ciente dos riscos e faça o que puder para tentar evitar lesões nas costas. Neste artigo, conheça algumas maneiras pelas quais os atletas de fim de semana podem manter a coluna saudável durante sua rotina.

Proteger a Coluna Durante os Exercícios: A Rotina Ideal

Ter cinco dias de folga e depois dias consecutivos de atividade física moderada a intensa não é o ideal, mas, novamente, é preferível a ser sedentário, então se esta é realmente a única maneira de você fazer exercícios, vá em frente.

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Se for possível acordar mais cedo ou ficar acordado até um pouco mais tarde duas vezes no meio da semana, um esquema de exercícios como terça-quinta-domingo seria muito melhor para sua coluna. Se possível, tente ajustar sua programação no meio da semana para acomodar um pouco mais os treinos, para que seu corpo tenha tempo suficiente para se recuperar entre os treinos.

No entanto, se isso não for possível, aqui estão algumas maneiras de ajudar a proteger a coluna durante os exercícios nos finais de semana.

Protegendo Sua Coluna como um Atleta de Fim de Semana

  • Alongamento – Seu corpo ficará descondicionado após um longo período de dias de folga, então aposte em uma rotina de alongamento antes dos treinos de fim de semana. Não se concentre apenas na coluna; certifique-se de que todo o seu corpo esteja aquecido antes de iniciar a atividade física. Cinco minutos de alongamento antes e depois do treino podem ajudar muito a prevenir lesões.
  • Variação – Tente não fazer os mesmos treinos dois dias seguidos, principalmente se esses forem os únicos treinos que você consegue realizar durante a semana. Ao variar seus treinos, você evitará sobrecarregar os mesmos grupos musculares, que é a fonte mais comum de lesões. Variar sua rotina de exercícios também garante que diferentes grupos musculares se desenvolvam uniformemente. Isso é importante porque se suas panturrilhas e isquiotibiais estiverem muito desenvolvidos, mas você ignorar seu núcleo, você correrá um risco maior de lesões.
  • Hidrate-se e faça dieta – O que você come e bebe durante a semana desempenha um papel significativo na saúde da sua coluna, portanto, mesmo que você não consiga se exercitar no meio da semana, certifique-se de fazer escolhas alimentares saudáveis. Isso ajudará a evitar o ganho de peso, que aumenta o estresse na coluna, e pode ajudar a combater problemas como a inflamação da coluna, mais comum em dietas com excesso de açúcares e carboidratos.
  • Encontre outras maneiras de ser ativo – Finalmente, existem outras maneiras de ser ativo durante a semana sem passar por um treino tradicional. Leve o cachorro para passear ou ande pela casa ao atender uma ligação. Encontrar pequenas maneiras de ser ativo ao longo do dia pode ajudar a nos manter saudáveis ​​quando não conseguimos fazer um treino completo. Faça algum trabalho básico enquanto assiste televisão ou faça uma bicicleta ergométrica enquanto lê! Encontre uma maneira de incorporar algumas atividades semelhantes a exercícios em sua rotina diária.

Se você mantiver essas dicas em mente, temos certeza de que reduzirá o risco de sofrer uma lesão nas costas, mas se algo não parecer certo em sua coluna, procure seu médico cirurgião de coluna de confiança para um diagnóstico adequado.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.