Quais são os Principais Fatores de Risco para a Ciática?

Quais são os Principais Fatores de Risco para a Ciática?

Fatores de Risco para a Ciática. A ciática é uma manifestação dolorosa comum, afetando grande parte da população. É o nome mais comumente conhecido para uma condição médica chamada radiculopatia lombar e seus sintomas podem variar de leves a incapacitantes.

Conhecer os fatores de risco da ciática pode ajudá-lo a evitar o aparecimento deste grande desconforto. Continue a leitura e compreenda quais são os fatores de risco para a ciática e aprenda como evitá-los.

Em que Consiste a Ciática

O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do corpo. Origina-se na parte inferior da coluna, ramifica-se na pelve, em seguida, viaja através das nádegas, descendo pelas costas das pernas e ramos para as pernas e pés inferiores. A dor ciática ocorre quando há pressão, inflamação ou lesão do nervo ciático.

A ciática costuma ser um dos exemplos mais comuns de dor referida que as pessoas sentem. Embora o problema físico esteja localizado na região lombar central, os sintomas podem ser sentidos em qualquer lugar ao longo do nervo ciático. Isso é substancial, uma vez que ramos do nervo chegam aos pés.

Normalmente, apenas um lado é afetado por vez. Embora alguns sintomas possam ser compartilhados com outras condições, as queixas mais comuns de ciática são:

  • Dor na parte inferior das costas, muitas vezes acompanhada por outros sintomas e sensações;
  • Formigamento ou dormência ao longo do trajeto do nervo, geralmente nas nádegas e na parte posterior da coxa e panturrilha do lado afetado;
  • Fraqueza muscular.

O tipo de dor que você sente pode abranger uma ampla gama, desde uma dor surda até sensações agudas de choque elétrico, geralmente acompanhadas de movimentos repentinos, tosse ou espirros. Você também pode sentir que a mobilidade da parte inferior das costas está prejudicada.

Fatores de Risco para a Ciática

A causa mais comum é o prolapso de um disco (também conhecido como hérnia de disco). Isso ocorre quando um dos discos entre as vértebras da coluna vertebral rompe, comprimindo e/ou irritando o nervo ciático.

Espasmos musculares também podem causar dor ciática, comprimindo o nervo ciático, uma vez que percorre os músculos. Uma dessas condições é a síndrome do piriforme, em que o músculo piriforme irrita o nervo ciático. Outras causas menos comuns de ciática incluem infecções e tumores.

Seus fatores de risco para desenvolver a doença podem ser classificados em duas categorias: coisas que você pode modificar e coisas que não pode. Por exemplo, você pode optar por parar de fumar, mas não pode evitar o envelhecimento, o que aumenta suas chances de ter ciática.

Os fatores de risco modificáveis ​​incluem:

  • Obesidade: carregar quilos extras muda a mecânica de sua coluna, tornando a compressão nervosa mais provável;
  • Ocupação: quando seu trabalho requer levantamento de peso e movimentos de torção, é mais provável que você desenvolva a condição;
  • Estilo de vida sedentário: a inatividade pode levar a músculos centrais fracos, transferindo carga extra para a coluna.

Os fatores de riscos não modificáveis ​​incluem:

  • Artrite: qualquer doença articular degenerativa pode afetar as vértebras lombares;
  • Lesão anterior: trauma na coluna pode afetar o tecido do disco intervertebral e os ossos próximos a ele;
  • Gravidez: os hormônios afetam a força do tecido ligamentar durante a gravidez. O peso extra também pode exercer pressão sobre a região;
  • Fatores congênitos: os espaços na coluna por onde passam os nervos podem ser menores devido a razões genéticas;
  • A causa mais comum de ciática é a hérnia de disco. Idade, atividade e lesões podem contribuir para a hérnia de disco.

Como Prevenir a Dor Ciática

Embora a dor ciática seja comum, existem várias medidas que podem ajudar a evitar que ela ocorra ou se repita:

  • Mantenha a postura correta ao ficar em pé, andar e sentar.
  • Realize exercícios que mantenham a aptidão aeróbica, força e flexibilidade nos músculos abdominais e espinhais.
  • Pratique técnicas de levantamento seguras. Ao levantar, dobre os joelhos e mantenha as costas retas. Ao fazer isso, a tensão é tomada pelos quadris e pernas, não pelas costas. Segure o objeto perto do corpo. Quanto mais longe do corpo estiver o objeto, mais estresse é colocado na parte inferior das costas.
  • Certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas quando estiver sentado. Use cadeiras que ofereçam um bom suporte para as costas e sejam projetadas para proporcionar uma boa postura de assento.
  • Não fume.
  • Mantenha um peso corporal saudável.

O tratamento para a ciática geralmente começa com métodos conservadores, como repouso, compressas quentes e frias, alongamento suave, fisioterapia e analgésicos de venda livre. Os tratamentos avançam até que a dor ciática desapareça. Apenas em casos raros e extremos a cirurgia é necessária.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: