Inflamação na Coluna - Conheça as Condições Inflamatórias da Coluna Vertebral

Inflamação na Coluna – Conheça as Condições Inflamatórias da Coluna Vertebral

Inflamação na Coluna. De acordo com um relatório publicado na StatPearls, o número de doenças ligadas à inflamação crônica aumentará exponencialmente nas próximas três décadas. Além disso, cerca de 60% dos indivíduos já apresenta pelo menos uma condição crônica causada total ou parcialmente por inflamação.

A inflamação na coluna é mais comum do que você pensa e pode causar uma variedade de condições dolorosas nas costas. Continue a leitura e conheça as condições inflamatórias que podem afetar a coluna vertebral.

Conceito de Inflamação

Inflamação normalmente significa que há uma resposta imunológica a algo em seu corpo. Normalmente, de forma aguda, há inchaço, vermelhidão e calor para sinalizar uma resposta inflamatória no contexto de uma lesão ou infecção.

A inflamação crônica – de longo prazo – pode se manifestar por meio de uma série de sintomas, incluindo fadiga generalizada, dor difusa em várias áreas ou apenas sensação de desconforto.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

As condições inflamatórias podem incluir alterações na pele como erupção cutânea, inchaço das articulações e inchaço dos linfonodos, além de problemas endócrinos, cardíacos, pulmonares e neurológicos.

Inflamação na Coluna

A inflamação pode invadir os sistemas espinhal e neurológico do corpo, resultando em condições dolorosas que podem perturbar a vida diária.

Cada parte da coluna pode ser afetada pela inflamação, desde a inflamação da parte inferior das costas até a inflamação das vértebras.

Lesões agudas na coluna, incluindo ossos, discos, ligamentos e articulações, podem apresentar inchaço e acúmulo de líquido que pode ser detectado em uma ressonância magnética.

Tipos de Doenças Inflamatórias da Coluna Vertebral

  • Espondilite anquilosante: geralmente começa na parte inferior das costas e pode se espalhar para cima. É uma forma de artrite que geralmente causa a fusão das vértebras. Também pode causar inflamação nos sistemas urológico e oftalmológico.
  • Artrite reumatoide: causa inflamação nas articulações sinoviais, reduzindo o fluido que ajuda a lubrificar e nutrir as articulações. Este tipo de inflamação é encontrado “mais comumente nas mãos, pulsos e joelhos” mas também pode acometer as articulações da coluna vertebral que conectam as vértebras umas às outras. A condição é comumente encontrada na coluna cervical, sendo considerada rara na região lombar.
  • Mielite transversa e esclerose múltipla: essas condições intimamente ligadas são causadas por inflamação no sistema nervoso central (SNC). O sistema imunológico ataca e remove as células nervosas de mielina, uma substância gordurosa que isola os nervos e os ajuda a conduzir impulsos de e para o SNC de maneira eficiente. Isso pode causar dor, fraqueza, dormência e problemas intestinais e da bexiga. A mielite transversa afeta a medula espinhal, enquanto a EM pode afetar o cérebro e a medula espinhal.

Além das doenças crônicas, algumas opções de estilo de vida podem causar ou agravar a inflamação, tornando-a crônica:

Tratamento

As causas da inflamação podem estar enraizadas nas escolhas do estilo de vida, mas também podem ser atenuadas por meio de bons hábitos de vida.

  • Nutrição: Em geral, recomendamos evitar ou diminuir alimentos processados, gorduras trans e açúcar. Algumas pessoas são sensíveis a certos alimentos, como laticínios e glúten.
  • Parar de fumar: Pode ajudar a melhorar a circulação e diminuir a inflamação vascular.
  • Exercício: A inflamação pode ser diminuída por meio de exercícios aeróbicos que melhoram a função cardíaca e a circulação, bem como exercícios específicos que apoiam a coluna de maneira ergonômica.
  • Medicação: Para inflamação aguda causada por ferimentos, podemos recorrer a esteroides orais e AINEs. Em alguns casos, recomendamos esteroides injetáveis ​​para ajudar com dores intensas e inflamação.

Existem Opções Cirúrgicas?

Para condições inflamatórias da coluna, normalmente não recomendamos a cirurgia como tratamento de primeira linha, a menos que haja dano neurológico permanente iminente.

Se medicamentos, fisioterapia, injeções, suplementos, mudanças no estilo de vida e / ou tratamentos complementares, como acupuntura, não forem úteis e houver impacto significativo na qualidade de vida e função, a cirurgia eletiva pode ser considerada.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.