Dor e Dormência nas Mãos - Radiculopatia Cervical, Síndrome do Túnel do Carpo ou Artrite Reumatoide?

Dor e Dormência nas Mãos – Radiculopatia Cervical, Síndrome do Túnel do Carpo ou Artrite Reumatoide?

Dor e Dormência nas Mãos. Antes de iniciar o tratamento para dor e dormência nas mãos, é importante certificar-se de ter o diagnóstico correto. Não é incomum que a radiculopatia cervical, a síndrome do túnel do carpo e a artrite reumatoide sejam confundidas porque os sintomas podem ser muito semelhantes.

Neste artigo, conheça as diferenças e semelhanças entre Radiculopatia Cervical, Síndrome do Túnel do Carpo e Artrite Reumatoide, condições que podem causar dor e dormência nas mãos.

Porque Dor e Dormência nas Mãos Podem Acontecer

A mão e os dedos são controlados por uma rede de nervos que se estende desde o pescoço. Começando na coluna cervical, as raízes nervosas C5 a C8 e T1 se ramificam da medula espinhal e alimentam os nervos que vão para o ombro, braço e várias partes da mão e dedos.

Qualquer tipo de problema que afete um nervo ou ramo de nervos em qualquer lugar do pescoço até a mão pode desempenhar um papel na dor e dormência nas mãos. Menos comumente, a causa é um problema no cérebro ou na medula espinhal.

Radiculopatia Cervical, Síndrome do Túnel do Carpo e Artrite Reumatoide

Condições comuns que podem causar dormência nos dedos incluem:

Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo mediano que entra em sua mão através de um túnel feito pelos ossos do punho está comprometido, geralmente resultando em dormência no polegar, indicador e dedo médio.

Às vezes, a dormência piora à noite. Se você tem síndrome do túnel do carpo grave, também pode sentir fraqueza nos músculos do polegar da mão. Todos esses sintomas podem mimetizar a radiculopatia cervical.

Radiculopatia Cervical

A radiculopatia cervical (comumente conhecida como “nervo comprimido”) ocorre quando um nervo que sai do pescoço é irritado por compressão ou inflamação.

As condições que normalmente causam radiculopatia cervical incluem:

Se o nervo danificado transmite impulsos nervosos à mão, você pode sentir dormência nas mesmas áreas que sentiria na síndrome do túnel do carpo.

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é caracterizada por articulações doloridas e inchadas em áreas simétricas do corpo (ou seja, se uma das mãos doer, a outra provavelmente também irá).

Os sintomas mais comuns da artrite reumatoide são articulações sensíveis, inchadas, vermelhas e quentes ao toque. Outros sintomas podem incluir dormência, formigamento e / ou queimação nas mãos ou pés.

A artrite reumatoide também pode causar a síndrome do túnel do carpo, se os tendões dos pulsos estiverem inflamados.

Diagnóstico Diferencial

Seu médico deve começar seu diagnóstico com uma análise do seu histórico médico básico e um exame físico.

Um estudo de condução nervosa pode confirmar ou descartar a síndrome do túnel do carpo. Se o médico suspeitar que a dormência pode ser causada por radiculopatia cervical, estudos de imagem como ressonância magnética podem ser úteis.

Diagnosticar a artrite reumatoide, no entanto, pode ser um pouco mais complicado. Um diagnóstico preciso exigirá exames de sangue e exames de imagem, juntamente com um histórico médico completo.

Como regra geral, é importante gastar o tempo necessário para ter certeza de obter um diagnóstico preciso – e buscar uma segunda (ou terceira) opinião se tiver dúvidas ou perguntas sem resposta.

Uma variedade de condições pode causar dormência nos dedos, e um diagnóstico correto é necessário para que o tratamento funcione.

Referência: BMJ Publishing Group

Compartilhar: